domingo, 22 de junho de 2014

Pedimos socorro


 
Vejo pacientes demais, vagas de menos.
 
Hipertensos, dislipidêmicos demais, disciplina de menos.
 
Infartos, AVCs evitáveis, mortes pelos corredores.
 
Vejo teoria bonita, prática inexistente.
 
Palavras ditas, pouca ação.
 
Cidade destruída, avisos sem prévio.
 
Corrupção demais, engajamento de menos.
 
Quando digo corruptos são todos que subornam os outros por qualquer valor que for, mesmo sendo um valor pequeno, ou os que tiram vantagem. Vejo gente punindo sem perceber que fazem o mesmo mas em proporção menor. Não atinge uma população inteira, mas atinge uma, duas, três.
 
Vejo marca valorizada demais, produto pobre.
 
Culto ao corpo, poucas livrarias.
 
Vejo todos nós, me incluo, obrigados a viver por esse regime.
 
Obrigados a viver dessa saúde, dessa economia, dessa política, dessa educação. Ponto chave que poderia mudar: educação.
 
Ensinar cidadania, ética, cultura, primeiros socorros, saúde, economia, gestão, educação não sexista, habilidades manuais, visuais e auditivas, gastronomia, artes, filosofia, música, esportes, psicologia, sociologia.. Não vejo escolas com esse preparo.
 
Se há falta de interesse, pode ser por falta de estímulo ou por falta de identificação. Para isso, conhecimento é importante para desvendar o dom que muitos desconhecem que possui e facilitar o auto conhecimento.
 
Vejo pessoas perdidas sem rumo, buscando alternativas que acabam se auto sabotando. Como as drogas, os remédios, o sexo, a violência..
 
Não vejo incentivo de mentes pensantes. Vejo pessoas sábias desperdiçadas.
 
Tento tirar a lição que por mais que eu viva nessa sociedade e eu tenha que aceitar isso, vejo que minha vida em especial posso mudar assim como minha mente.
 
Posso caminhar sozinha, lutar dentro desse sistema fechado, mas certa de que minha trajetória aqui não vai ser a toa. Não vou deixar me corromper, não vou me 'prostituir' na medicina.
 
Não quero apenas dinheiro, quero ser impagável.
 
Não quero ser apenas magra, quero ser saudável.
 
Não quero ter vícios, quero ter controle sobre mim.
 
Não quero ser apenas inteligente, quero ser sábia.
 
Não quero uma metade, quero somar.
 
Não quero ter filho, quero criá-lo.
 
Não quero ser um fantoche, quero ter vida própria.
 
Apenas eu mudando não vou mudar o mundo, eu sei, mas não deixarei que o mundo me faça ser o que não sou!
 
Apenas compartilhando um desabafo que é meu mas que também podem ser de muitos que sentem e vivem o mesmo por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela visita